Graduação - Informações

 

O primeiro diagnóstico sobre o ensino de graduação na área de Ciências do Mar foi realizado para servir de subsídio à elaboração da Proposta Nacional de Trabalho do Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar – PPG-Mar para o quadriênio 2007-2010 – PNT 2007-2010, no contexto da Oficina de Trabalho realizada em Florianópolis/SC, entre 23 e 27 de outubro de 2007 (CHAVES et al., 2007, p. 6-44). Este diagnóstico, que tomou como referência a definição de Ciências do Mar adotada pelo PPG-Mar - área do saber que se dedica à produção e disseminação de conhecimentos sobre os componentes, processos e recursos do ambiente marinhos e zonas de transição -, perdeu a sua atualidade, em face da expansão do ensino de graduação que teve lugar a partir da decisão governamental de implantar o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. As informações sobre os cursos de graduação voltaram a ser consolidadas em 2012 (KRUG, 2012, p. 11-27) e em 2015 (PPG-MAR, 2015, p.15-19).

Cabe destacar que tais diagnósticos serviram como referência para o convite à participação nos Encontro de Coordenadores de Graduação e Pós-Graduação em Ciências do Mar - EnCoGrad-Mar,  evento promovido pelo PPG-Mar entre 2007 e 2013, que foram descontinuados em face da limitação de recursos financeiros. Os relatórios das seis edições do EnCoGrad-Mar constam na sequência:

 

Relatórios:

Relatório do 1º EnCoGrad-Mar

Relatório do 2º EnCoGrad-Mar

Relatório do 3º EnCoGrad-Mar

Relatório do 4º EnCoGrad-Mar

Relatório do 5º EnCoGrad-Mar

Relatório do 6º EnCoGrad-Mar

 

A compreensão de que o campo das Ciências do Mar não deve se restringir unicamente aos elementos naturais (natureza) do ambiente marinho e zonas de transição, mas também incluir os elementos socioculturais (estruturas sociais e os produtos culturais) que constituem este ambiente particular, assim como as interações propiciadas pelo trabalho humano (natureza transformada) (X PSRM), aponta para a urgente necessidade de realização de um novo diagnóstico dos cursos de graduação dedicados ao tema.

Neste novo levantamento, que está em andamento e que será divulgado neste espaço à medida que avance, serão identificados, além das modalidades e cursos que abordam os elementos naturais do oceano e das zonas de transição - Oceanografia, Engenharias de Pesca e Aquicultura e outras -, também aquelas modalidades e cursos pertencentes as Grandes Áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais e Aplicadas - tomadas como referências as tabelas de áreas de conhecimento da CAPES e CNPq -, as quais envolvem os elementos socioculturais destes mesmos ambientes. É um trabalho de fôlego, que precisará de revisão permanente, uma vez que a criação de novos cursos, assim como a desativação de alguns, é parte da dinâmica do Ensino Superior.