Graduação - Informações

O primeiro diagnóstico sobre o ensino de graduação na área de Ciências do Mar foi realizado para servir de subsídio à elaboração da Proposta Nacional de Trabalho do Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar – PPG-Mar para o quadriênio 2007-2010 – PNT 2007-2010, no contexto da Oficina de Trabalho realizada em Florianópolis/SC, entre 23 e 27 de outubro de 2007 (CHAVES et al., 2007, p. 6-44). Este diagnóstico, que tomou como referência a definição de Ciências do Mar adotada pelo PPG-Mar - área do saber que se dedica à produção e disseminação de conhecimentos sobre os componentes, processos e recursos do ambiente marinhos e zonas de transição -, perdeu a sua atualidade, em face da expansão do ensino de graduação que teve lugar a partir da decisão governamental de implantar o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. As informações sobre os cursos de graduação voltaram a ser consolidadas em 2012 (KRUG, 2012, p. 11-27) e em 2015 (PPG-MAR, 2015, p.15-19).

Cabe destacar que tais diagnósticos serviram como referência para o convite à participação nos Encontro de Coordenadores de Graduação e Pós-Graduação em Ciências do Mar - EnCoGrad-Mar,  evento promovido pelo PPG-Mar entre 2007 e 2013, que foram descontinuados em face da limitação de recursos financeiros. Os relatórios das seis edições do EnCoGrad-Mar constam na sequência:

 

Relatórios:

Relatório do 1º EnCoGrad-Mar

Relatório do 2º EnCoGrad-Mar

Relatório do 3º EnCoGrad-Mar

Relatório do 4º EnCoGrad-Mar

Relatório do 5º EnCoGrad-Mar

Relatório do 6° EnCoGrad-Mar

 

O diagnóstico em andamento revela a existência de 64 cursos de graduação na área de Ciências do Mar, sendo 26 pertencentes à modalidade de Engenharia de Pesca, 14 de Oceanografia, 12 de Engenharia de Aquicultura, nove de Ciências Biológicas (com enfoque em temas relacionados com às Ciências do Mar), um de Engenharia Civil Costeira e Portuária, um de Engenharia Costeira e Oceânica e um de Ciência e Tecnologia do Mar. Conforme mostra a figura abaixo, no período 1974-2023, os cursos de Ciências do Mar graduaram 16.526 profissionais (os dados estão em atualização).

 

Figura: Distribuição do número de graduados por modalidade no período 1974-2023.

 

A compreensão de que o campo das Ciências do Mar não deve se restringir unicamente aos elementos naturais (natureza) do ambiente marinho e zonas de transição, mas também incluir os elementos socioculturais (estruturas sociais e os produtos culturais) que constituem este ambiente particular, assim como as interações propiciadas pelo trabalho humano (natureza transformada) (X PSRM), aponta para a urgente necessidade de inclusão neste diagnóstico dos cursos de graduação dedicados ao tema.

Este levantamento, que está em andamento no âmbito do GT Humanidades, pretende identificar, além das modalidades e cursos que abordam os elementos naturais do oceano e das zonas de transição - Oceanografia, Engenharias de Pesca e Aquicultura, Ciências Biológicas e outras -, também aquelas modalidades e cursos pertencentes as Grandes Áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais e Aplicadas - tomadas como referências as tabelas de áreas de conhecimento da CAPES e CNPq -, que tratam dos elementos socioculturais destes ambientes. É um trabalho de fôlego, que permitirá uma visão abrangente da formação de recursos humanos no campo das Ciências do Mar.