Programas de Pós-Graduação com atuação esporádica em Ciências do Mar
São considerados programas de pós-graduação com atuação esporádica em Ciências do Mar aqueles com um mínimo de linhas de pesquisa ou de produção (dissertações e teses) que se enquadram na definição de Ciências do Mar adotada pelo PPG-Mar (até 10% do total), o que caracteriza o tema como de interesse secundário.
Área do saber que se dedica à produção e disseminação de conhecimentos sobre os componentes, processos e recursos do ambiente marinho e zonas de transição.
A análise da produção cadastrada na Plataforma Sucupira para o período 1998-2024 possibilitou a identificação de 256 programas de pós-graduação com produção de dissertações e teses envolvendo temas que se enquadram na definição de Ciências do Mar. Entretanto, este quantitativo de programas não engloba todos aqueles que têm esta característica, uma vez que a revisão da produção não foi exaustiva, o que pode ter deixado de identificar produções de programas de grandes áreas de conhecimento com maior distanciamentos das Ciências do Mar.
A Figura 1 mostra, para o período 1998-2024, a evolução do número de dissertações envolvendo temas de Ciências do Mar produzidas por programas de pós-graduação com atuação esporádica neste domínio do conhecimento, quando foram defendidas 2.906 dissertações com estas características.
Figura 1: Número de egressos dos cursos de mestrado com atuação esporádica em Ciências do Mar no período 1998-2024.
A Figura 2 mostra, para o período 1998-2024, a evolução do número de teses envolvendo temas de Ciências do Mar produzidas por programas de pós-graduação com atuação esporádica neste domínio do conhecimento, quando foram defendidas 1.459 dissertações com estas características.
Figura 2: Número de egressos dos cursos de doutorado com atuação esporádica em Ciências do Mar no período 1998-2024.